Resenha: “Americanah”, de Chimamanda Ngozi Adichie

Oi gente!

Como mencionei no post anterior, estou muito nessa vibe de romances ou livros que possuem alguma crítica social. Pensando nisso, hoje trouxe a resenha de um livro MUITO especial pra mim, que foi, sem dúvida, um dos melhores lidos em 2017: “Americanah”. Se você não conhece esse incrível romance, prepare-se para se apaixonar pelos personagens.

Para essa história, temos três cenários: Londres, Nova York e Nigéria. Nossos protagonistas são Ifemelu e Obinze. Em Lagos, nos anos 1990, eles vivem uma bela história de amor. Em busca de oportunidades de estudo, parados devido às greves, Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Quinze anos depois, a jovem é uma grande blogueira, que retrata a questão racial e a vida de uma imigrante mulher e negra. Ifemelu ainda é muito apegada à sua terra natal e à Obinze. Seria, seu retorno a Nigéria, a grande reviravolta de sua vida?

Como vocês já devem imaginar, o foco do livro é a questão racial. Com as aventuras de Ifemelu e Obinze, podemos conhecer um pouco mais da dificuldade dos imigrantes enfrentadas para se encaixar em uma cultura, e em como o preconceito ainda é presente em nossa sociedade. A autora retrata o tema de uma forma incrivelmente leve mas, claro, sem deixar de passar a cada capítulo um ensinamento.

Por falar em autora, tiremos um minuto para falar de Chimamanda Ngozi Adichie. A autora nigeriana é uma das mais aclamadas nos dias de hoje, e não é pra pouco: a escrita dela é incrível! Quando comecei a ler seus livros, logo senti uma grande admiração por essa mulher, que passa, através da literatura, importantes reflexôes sobre os dias de hoje. Adichie também é autora dos livros “Sejamos Todas Feministas” e “Como Educar Crianças Feministas”, os quais recomendo profundamente. Suas obras são um presente à literatura contemporânea.

Palestra da autora no TED:

Por hoje é só. Fiquem com essa palestra dessa mulher encantadora e, é claro, comprem “Americanah”. O tamanho pode assustar, mas, no fim, você vai querer saber mais e mais das aventuras de Ifemelu e Obinze.

Até a próxima 🙂

1 Comentário

  1. eddy disse:

    De onde voce tirou essa autora? Parabens. O mais importante no blog é diferenciar-se dos outros que sao comuns e repetitivos. A análise de autores desconhecidos entre nós é muito esclarecedor

    Curtir

Deixe um comentário